Efeitos de diferentes topografias de interação social mediadas por computador na cooperação em um Jogo dos Bens Públicos

Autores

  • Samuel de Araujo Fonseca
  • Louanne Emanuelle Rufino de Almeida
  • Dyego de Carvalho Costa
  • Angelo Augusto Silva Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.18761/PACasd4a5f5

Palavras-chave:

Jogo dos Bens Públicos, Fenômenos Sociais, Comunicação, Comportamento verbal, Cooperação

Resumo

Esse estudo verificou a influência de diferentes modalidades de interação social
mediadas por computador sobre a cooperação em um Jogo dos Bens Públicos (Public Goods
Game). Divididos em cinco grupos, 20 estudantes universitários participaram da coleta virtual
de forma anônima no Google Meet e na plataforma oTree. Em cada tentativa, os participantes
(1) resolviam operações matemáticas simples, produziam 20 pontos fictícios e poderiam
interagir a partir da topografia de comunicação sinalizada por 2 min; e (2) poderiam contribuir
individualmente com valores entre zero e 20 pontos para um fundo de investimentos.
A soma das contribuições individuais produzia a imagem de uma das quatro estruturas
integrantes de uma escola fictícia (i.e., bem público) a partir dos intervalos de contribuições
grupais. Cada condição foi composta por 10 tentativas. Os pontos acumulados por cada participante
ao final de sua participação foram multiplicados por 0,02 e convertidos em dinheiro.
Em um delineamento de sujeito único com reversão, as condições experimentais, representadas
pelos cinco tipos de comunicação (i.e, isolados, chat de mensagens escritas, áudio, vídeo,
áudio e vídeo), foram apresentadas em duas sequências: ABCDEA e ABDECA. No geral,
as taxas de cooperação (i.e., contribuições grupais e construção de escolas) aumentaram de
maneira gradual nas condições com comunicação, sobretudo na comunicação face-a-face
(i.e., vídeo e áudio). Os resultados não permitiram identificar e hierarquizar as topografias de
comunicação com maior eficiência, o que indica a função majoritária da exposição gradual e
sequencial às tarefas experimentais.

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Publicado

02-02-2023

Como Citar

Fonseca, S. de A., Almeida, L. E. R. de, Costa, D. de C., & Sampaio, A. A. S. (2023). Efeitos de diferentes topografias de interação social mediadas por computador na cooperação em um Jogo dos Bens Públicos. Perspectivas Em Análise Do Comportamento, 13(2), 306–320. https://doi.org/10.18761/PACasd4a5f5