Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, LibreOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaçamento duplo; usa uma fonte Times New Roman ou Arial tamanho 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, ao final, em acordo com as normas da APA (7a edição).
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

Perspectivas em Análise do Comportamento é uma revista semestral online, editada e financiada pelo Paradigma - Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. Seu objetivo é publicar artigos originais, relacionados ao behaviorismo radical e à análise do comportamento, com destaque para análises sobre o desenvolvimento histórico, filosófico, conceitual, metodológico e tecnológico da área.

São aceitos para publicação estudos teóricos, estudos experimentais básicos e aplicados, revisões da literatura (revisões sistemáticas e meta-análises), relatos de pesquisa histórica, relatos breves de pesquisa, resenhas, notas técnicas e traduções de textos clássicos da análise do comportamento.

Perspectivas em Análise do Comportamento aceita artigos em português ou inglês. Artigos escritos em português também devem apresentar resumos em inglês. Da mesma forma, artigos escritos em inglês, por sua vez, devem apresentar resumos em português.

Cada artigo deve ser acompanhado por uma carta na qual todos os autores (a) autorizam a revista a conduzir o processo editorial e (b) confirmam que o manuscrito não está sendo avaliado nem será submetido à avaliação em outra revista durante o processo editorial em curso na Perspectivas em Análise do Comportamento.

O processo editorial terá início apenas se as seguintes exigências forem cumpridas. Caso contrário, o manuscrito será devolvido aos autores para a realização das modificações necessárias. Assim que receber a versão atualizada, o Editor imediatamente a notificará.

 

Checklist de submissão:

Você deverá preencher todos os itens desta checklist antes de submeter seu artigo a esta revista. É importante garantir que o seu trabalho contemple os seguintes itens):

               1) O autor responsável deve fornecer:

                              - Nome completo

                             - e-mail pessoal

                             - Endereço institucional ou pessoal

               2) Agrupar e organizar todos os itens:

                              - Manuscrito:

                                            Incluir resumos e palavras-chave nas línguas portuguesa e inglesa

                                            Incluir todas as figuras

                                            Incluir todas as tabelas

                                            Verificar a lista de referências.

                                            Verificar se os títulos das figuras e tabelas batem com suas respectivas citações ao longo do texto.

                                            Verificar se o texto está formatado de acordo com as normas.

                                            Providenciar arquivos de imagem salvos conformes as indicações da revista.

                                            Providenciar tabelas salvas em arquivos .doc, .rtf ou .odf., que sejam editáveis para facilitar o processo de diagramação.

 Manuscritos submetidos à esta revista deverão ser padronizados de acordo com as normas de estilo e organização da Publication Manual of the American Psychological Association (7th Edition, 2020). Tais normas são adotadas pelas principais revistas brasileiras de Análise do Comportamento. Manuscritos que descumprirem esta exigência não serão avaliados.

Os arquivos de texto deverão ser salvos em um arquivo no formato RichText (.rtf), MS-Word (.doc), ou LibreOffice Writter (.odf). Tabelas deverão ser salvas como arquivos de texto em formato editável. Figuras deverão ser salvas em extensão .JPG (ou .JPEG), com resolução de 150 dpi para favorecer a visualização após a diagramação.  

 

Submissão de artigos:   

Submissões a esta revista são feitas via website. Atente para todos os detalhes necessários para criar sua submissão, cuidando para que a submissão respeite as normas desta revista. Em uma análise inicial, serão checadas se a submissão contém toda a documentação e se o conteúdo do manuscrito está dentro do escopo da revista. Em caso de documentos faltantes e conteúdo fora do escopo, a submissão será devolvida sem tramitação. Submissões dentro das normas serão designadas ao um Editor Associado que encaminhará a avaliação por pares às cegas. Todas as notificações de decisão editorial e solicitação para revisão, serão feitas via e-mail para o autor correspondente.

Preparando seu manuscrito para submissão:

Os autores deverão organizar toda a documentação em um único documento (word, por exemplo), na seguinte ordem e de acordo com as especificações.

  • Folha de rosto identificada contendo as seguintes informações: (a) Título em português e inglês (no máximo, 15 palavras); (b) sugestão de título resumido no idioma em que o manuscrito foi redigido (no máximo, seis palavras); (c) indicação da categoria em que se insere o trabalho; (d) nome dos autores e número de ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) (ver site: https://orcid.org/); (e) filiação institucional.
  • Carta de submissão: Deverá ser enviada uma carta ao editor que indique que o texto não está sendo submetido simultaneamente a outro periódico, dando garantias de que todos os procedimentos éticos aplicáveis foram atendidos.
  • Declaração de submissão e cessão de direitos autorais: Deverá ser enviada uma carta ao editor, assinada por todos os autores, cedendo direitos à revista para publicação do manuscrito caso este seja aprovado.
  • Folha de rosto não identificada contendo as seguintes informações: (a) Título em português e inglês (no máximo, 15 palavras); (b) indicação da categoria em que se insere o trabalho.
  • Resumo em língua portuguesa com até 200 palavras e descrição das palavras-chave em português, preferencialmente derivadas da Terminologia em Psicologia da Biblioteca Virtual em Saúde — Psicologia, disponível em www.bvs-psi.org.br (no mínimo três e no máximo cinco, separadas por vírgula, com ponto final após a última palavra, em ordem decrescente de importância.
  • Resumo em língua inglesa: seguir as mesmas orientações do resumo em português,
  • Destaques: Uma frase com até 10 palavras descrevendo o resultado da pesquisa que, na avaliação dos autores, configura a principal contribuição do trabalho para a área (e.g., Intervenções para redução da procrastinação em adultos).
  • Manuscrito: texto com até 30 páginas em fonte Times New Roman, de tamanho 12, com espaçamento duplo entre linhas e alinhamento recuado à esquerda. Manuscritos que ultrapassem 30 páginas serão rejeitados sem tramitação.
  • Notas dos autores: agradecimento à pessoas, instituições, organizações, agências de fomento, etc, devem ser redigidas em fonte Times New Roman, de tamanho 12, com espaçamento duplo entre linhas e alinhamento recuado à esquerda.
  • Financiamentos: indicação das agências de fomento que financiaram a pesquisa ou os autores do trabalho em fonte Times New Roman, de tamanho 12, com espaçamento duplo entre linhas e alinhamento recuado à esquerda. Ver mais detalhes abaixo.
  • Declaração de adesão aos padrões éticos: os autores deverão declarar que a pesquisa seguiu todos os padrões éticos requeridos em uma pesquisa científica (ver detalhes abaixo). O texto dever ser redigido em fonte Times New Roman, de tamanho 12, com espaçamento duplo entre linhas e alinhamento recuado à esquerda.
  • Referências: Pelas normas de redação e estilo da sétima edição da American Psychological Association (7th Edition, 2020). É necessário adicionar o DOI (digital object identifier) sempre que for o caso.
  • Figuras: cada figura, bem como seus respectivos títulos e legendas deverão ser salvas em páginas separadas e seguir as normas de estilo da sétima edição da 
  • American Psychological Association (7th Edition, 2020) quanto à posição do título, legenda e tamanho. A figura deve ser legível. Recomenda-se que a figura seja uma imagem salva em extensão .JPG ou .JPEG com resolução 150 dpi. Há um limite de cinco figuras por manuscrito.
  • Tabelas: cada tabela, bem como seus respectivos títulos e legendas deverão ser salvas em páginas separadas e seguir as normas de estilo da sétima edição da 
  • American Psychological Association (7th Edition, 2020) quanto à posição do título, legenda e tamanho. As tabelas devem ser editáveis para garantir os ajustes adequados durante o processo de diagramação. Há um limite de três tabelas por manuscrito.

 

Ética em pesquisa

Pesquisas com seres humanos:

Pesquisas experimentais e/ou intervenções no campo da pesquisa aplicada, clínica e translacional que envolvem seres humanos como sujeitos precisarão estar em plena conformidade com a Declaração Universal dos Direitos Humanos (Declaração de Helsinki (https://www.wma.net/wp-content/uploads/2016/11/491535001395167888_DoHBrazilianPortugueseVersionRev.pdf). Os autores deverão protocolar declaração de que a pesquisa foi conduzida nos moldes do referido dispositivo, sendo devidamente avaliado e aprovado por membros de órgão colegiado do Ministério da Saúde do Brasil (https://plataformabrasil.saude.gov.br/visao/publico/indexPublico.jsf), ou do país de origem.  Os autores serão considerados responsáveis por falso testemunho ou por não haverem atendido quaisquer dos dispositivos éticos para o uso de seres humanos em pesquisa.

A ausência de tal documento inviabilizará o início da tramitação do manuscrito.

Pesquisas com animais não-humanos:

Pesquisas cujos sujeitos são animais não-humanos precisarão estar em plena conformidade com o Decreto Presidencial Número 6.889, de 15 de Julho de 2009 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6899.htm) que que deliberou, junto ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal, as normativas éticas para uso e cuidados destes sujeitos em pesquisa. Caso os autores não sejam residentes no Brasil, recomenda-se atentar estritamente aos dispositivos legais do país de origem ou no local onde a pesquisa foi conduzida.

Os autores serão considerados responsáveis por falso testemunho ou por não haverem atendido quaisquer dos dispositivos éticos para o uso de seres animais não-humanos em pesquisa.

A ausência de tal documento inviabilizará o início da tramitação do manuscrito.

Pesquisas conceituais, teóricas, filosóficas:

Artigos resultantes da fruição e estudo de quaisquer produções intelectuais pertencentes a outrem devem estar em plena conformidade com as normativas da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (https://aspi.org.br/propriedade-intelectual/#:~:text=Propriedade%20Intelectual%20%C3%A9%20a%20%C3%A1rea,tempo%2C%20recompensa%20pela%20pr%C3%B3pria%20cria%C3%A7%C3%A3o), e com a Lei Número 9.610, De 19 De Fevereiro de 1998 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm), que determinou as normas para uso e reconhecimento de propriedade intelectual. Caso os autores não sejam residentes no Brasil, recomenda-se atentar estritamente aos dispositivos legais do país de origem ou no local onde a pesquisa foi conduzida.

Os autores serão considerados responsáveis por falso testemunho ou por não haverem atendido quaisquer dos dispositivos éticos para o uso de “produtos do intelecto” de terceiros em seu trabalho.

A ausência de tal documento inviabilizará o início da tramitação do manuscrito.

Declaração de conflitos de interesse:

Todos os autores devem dar testemunho público de qualquer relação financeira ou pessoal com pessoas e organizações que poderiam ser fontes de vieses ou exercerem influências que poderiam ser inapropriadas para o desenvolvimento e o resultado do trabalho de pesquisa. Condições que podem implicar em vieses e conflitos de interesses são: consultorias, vínculo empregatício, propriedade de ações, financiamento por empresas de capital privado e órgão regulador estatal.

Os autores serão considerados responsáveis por falso testemunho e omissão na declaração de conflito de interesse.

A ausência de tal documento inviabilizará o início da tramitação do manuscrito.

*ATENÇÃO: Para esta revista os conflitos de interesse NÃO NECESSARIEMANTE REPRESENTAM problemas técnicos e/ou conflitos éticos para a condução de um trabalho de pesquisa em qualquer campo da Análise do Comportamento e da ciência em geral. Assumimos o compromisso de encaminharmos quaisquer manuscritos que reconheçam instâncias que possam implicar em potenciais conflitos de interesse com isenção, garantindo análise por pares e o escrutínio do material apresentado com base em seus méritos próprios, zelando sempre por boas práticas em pesquisas científicas.

Declaração de submissão

Ao submeter um artigo entende-se que o manuscrito esteja dentro do escopo desta revista e apresente uma contribuição original e relevante para a área. Isto implica necessariamente que o mesmo não tenha sido publicado previamente em outra revista ou em livros. São consideradas exceções à regra as publicações do material – ou de partes dele – feitas em resumos ou resumos estendidos para anais de congresso, leitura pública, trabalho de conclusão de curso, dissertação de mestrado, tese de doutorado, apresentação em simpósio, palestras, debates públicos, discussões em lives, podcasts e canais no YouTube.

Na ocasião da submissão do manuscrito, deverá ser apresentada uma carta declarando que todos os autores concordaram com os termos requeridos pela Revista Perspectivas em Análise do Comportamento. A carta deverá acompanhar de assinaturas (manuais ou digitais) de cada autor como forma de atestar que todos os autores endossam a submissão do manuscrito e a eventual publicação do material nesta revista. E, caso o manuscrito seja aceito, a declaração servirá para atestar que o material não será republicado no mesmo formato em outra revista científica.

Os autores serão considerados responsáveis por falso testemunho ou por não haverem atendido quaisquer dos dispositivos éticos para o uso de “produtos do intelecto” de terceiros em seu trabalho. A ausência de tal documento inviabilizará o início da tramitação do manuscrito. Os autores serão considerados responsáveis por quaisquer intercorrências de falso testemunho.

Contribuição de cada autor:

Para favorecer a transparência na produção científica nós recomendamos que seja feito um detalhamento da contribuição feita por cada autor para o trabalho. A contribuição deverá ser categorizada nos seguintes termos ou siglas: Conceituação (C), Curadoria de Dados (C.D.), Captação de Recursos (C.R.), Investigação (Inv.), Metodologia (Met.), Administração do Projeto (Ad.P.), Recursos (R.), Software (S.), Supervisão (Sup.), Validação (Val.), Vizualização (Viz.), Escrita – Manuscrito Original (E.M.O.), e Escrita – Revisão e Edição (E.R.E). Outras contribuições que os autores desejem informar deverão ser consistentes com a Contributors Role Taxonomy (CRediT: https://casrai.org/credit/).

Declaração de cessão de direitos autorais:

Antes da disponibilização do artigo ao público, o autor correspondente deverá encaminhar à revista uma declaração de cessão de direitos autorais. Este documento – assinado por todos os autores – tem por objetivo autorizar publicação do conteúdo integral do artigo nesta revista.

Financiamentos à pesquisa:

Encorajamos os autores a identificarem as agências de fomento à pesquisa ou quaisquer concessionários que ofertaram bolsas de estudos e/ou outros recursos para a condução da pesquisa ou preparação do manuscrito. Estas informações podem ser fundamentais para difundir o impacto do financiamento à pesquisa para a produção de conhecimento e aumentar a relevância das nossas agências de fomento no cenário nacional. É desejável que os autores informem tanto o nome das agências de fomento, a natureza do financiamento (bolsa de iniciação científica, mestrado, doutorado, doutorado direto, pós-doutorado) quanto os respectivos números de processos. Estas informações aparecerão nas páginas iniciais do artigo diagramado.

(Esta revista apoia a divulgação dos artigos por ela publicados tanto por autores quanto pelas instituições que os representam. A divulgação pode ser feita pessoalmente ou por redes sociais. Recomendamos a divulgação responsável dos artigos. Prefira divulgar o integral do texto sem recortes ou edições).

Adequação à linguagem e estilo:

Os autores devem observar o uso estrito da normal culta da língua portuguesa, excetuando casos e contextos específicos nos quais haja justificativa para uso da linguagem inclusiva. A revisão ortográfica e sintática do texto é de responsabilidade integral dos autores. Manuscritos poderão ser rejeitados caso apresentem precariedades na escrita em diversos pontos do texto.

Não serão aceitos manuscritos nos quais abundem a linguagem coloquial, usos indevidos de gírias ou estrangeirismos e que não estejam formatados de acordo com a versão mais recente das Normas de Redação e Estilo da American Psychological Association

Favorecer linguagem inclusiva:

A linguagem inclusiva implica o reconhecimento da diversidade a admissão de tratamento respeitoso à todas as pessoas, é sensível às diferenças e divergências e visa promover tratamento equinanimidade entre todos os membros de nossa comunidade de leitores e, principalmente, respeito ao histórico social e econômico daqueles que cedem tempo de suas vidas para participarem das pesquisas que são publicadas por esta revista.

Sugere-se revisão de frases e outros conteúdos que possam inadvertidamente implicar em crenças de superioridade de um indivíduo ou grupo sobre outro em questões relativas a gênero, raça, classe social, etnia, cultura, orientação sexual, condições de saúde ou potenciais para aprendizagem. Os autores precisam procurar garantir que a escrita seja relativamente livre de vieses, gírias, uso capcioso de palavras-gatilho, alusão a estereótipos, e alusão à dominância de certas culturas sobre outras. É desejável a utilização de termos neutros relativos ao gênero dos indivíduos, conforme as possibilidades estabelecidas pela norma culta da língua portuguesa ou inglesa. Assim, o uso de substantivos no plural (pesquisadores ou clientes, ao invés de pesquisador ou cliente, por exemplo).

Em casos de estudos clínicos ou em qualquer contextos em que houverem transcrições de falas de um conjunto de participantes da pesquisa, sugere-se adequar o uso de artigos definidos ou indefinidos conforme designação estipulada por cada participante. Nestes casos, também pode ser possível o uso de palavras no gênero neutro, caso aplicável.

Por fim, esclarecemos que o uso da linguagem inclusiva é um critério putativo de cada autor e não configurará em condição para que o manuscrito seja aceito. Todos os membros do corpo editorial desta revista pautarão suas decisões por critérios técnicos e puramente acadêmicos. Assim, caberá sempre aos autores, não à esta revista, responder por toda a sorte de consequências de seus atos e falas.

Divulgação de versões pré-impressão (preprint):

Nós incentivamos a divulgação do manuscrito submetido a esta revista como uma versão pré-impressa (do inglês, preprint). A divulgação de uma versão pré-impressa do manuscrito pode estabelecer contexto para que os autores recebam feedbacks do público antes de terem contato com o conteúdo da avaliação por pares. Tais feedbacks do público podem agregar às recomendações dos revisores no sentido de melhorar a qualidade do artigo científico. A divulgação de versões pré-impressas do manuscrito não será considerada como publicação prévia. Mas é recomendável que os autores mantenham as bases de dados das versões pré-impressas sempre atualizadas, retirando do ar todas aquelas versões superadas ou descartadas e também aquela que foi aceita para publicação. Para divulgação de versões pré-impressas, sugerimos as seguintes bases de dados: ResearchGate (https://www.researchgate.net/), ASAPbio (https://asapbio.org/), BioRxvi (https://www.biorxiv.org/), ou Preprints (https://www.preprints.org/). 

Mudanças na lista de autores:

É de responsabilidade dos autores deliberarem sobre lista de autores bem como ordem de autoria. Os autores terão uma única oportunidade de reconsiderarem a lista e a ordem de autoria antes de o manuscrito aceito ser encaminhado para a diagramação. Durante a etapa de diagramação, apenas ajustes pontuais na grafia e abreviação de nomes serão permitidos.

Existe a possibilidade de solicitar de proceder alterações na ordem de autores, incluir ou remover autores de um artigo já publicado. Em casos excepcionais, o autor correspondente deverá encaminhar uma solicitação à revista, explicitando os motivos e argumentos que embasaram sua decisão. É desejável que – em caso de haverem mais autores – o pedido esteja amplamente amparado material documental atestando a anuência dos demais participantes no que tange o pedido. Caberá única e exclusivamente ao Editor Chefe da Revista Perspectivas em Análise do Comportamento manifestar-se de forma favorável ou não ao pedido. Caso seja decidido pela revisão da ordem de autores, o artigo será momentaneamente retirado de circulação até que todos os ajustes sejam feitos.

Encaminhamentos para manuscritos que estejam fora do escopo da Revista Perspectivas em Análise do Comportamento:

Todos os manuscritos passarão por uma fase de pré-avaliação no qual será considerado se o conteúdo por ele apresentado está inserido no escopo da revista e se a nossa comunidade de leitores está devidamente contemplada. Caso o manuscrito esteja fora do escopo, recomendaremos o encaminhamento do material para outras revistas que nos pareçam ser mais adequadas aos objetivos e métodos da pesquisa. Este é um serviço de consultoria gratuito colocado à disposição dos autores no intuito de favorecer a tomada das melhores decisões com foco na viabilização da divulgação científica.

GARANTINDO UMA REVISÃO CEGA

Cabe aos autores suprimir quaisquer elementos capazes de identificá-los, tanto no texto quanto no arquivo enviado. Atenção deve ser dada ao recurso “Propriedades” do MS Word®, que pode identificar o autor do arquivo. Caso seja necessário mencionar alguma propriedade da instituição à qual está vinculada a pesquisa relatada (como no caso da menção ao nome do comitê de ética que avaliou o projeto) o trecho que identifica os autores deve ser substituído por: “[informação suprimida para não identificar o(s) autor(es)]”. As informações eventualmente suprimidas devem constar na folha de rosto identificada (ver especificações desse documento a seguir). Trabalhos citados do texto que possam vir a identificar os autores devem ser suprimidos na versão de submissão (e.g., Autores suprimidos, ano), mas adicionadas na versão para publicação, em caso de aprovação.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.