Sobre a Revista

Diretrizes para autores

Introdução

A Revista Perspectivas em Análise do Comportamento publica 1) relatos de dados originais provenientes de pesquisa experimental e básica, replicações diretas e/ou sistemáticas, que possam representar avanços nos respectivos campos da Análise do Comportamento; 2) artigos conceituais e teóricos versando sobre temas específicos da Análise do Comportamento e do Behaviorismo Radical ou estabelecendo conexões com outras áreas do conhecimento para oferecer respostas alternativas à temas atuais e que sejam de interesse de nossa comunidade de leitores; 3) artigos de opinião sobre temas polêmicos tanto para a área quanto para a ciência em geral que podem acompanhar réplicas e tréplicas; 4) traduções de artigos clássicos.

IMORTANTE: Excetuando-se condições muito especiais (e.g., uma cinebiografia de B. F. Skinner), a partir de Fevereiro de 2023, não serão aceitos para tramitação manuscritos sobre análises comportamentais de séries, filmes, romances e outras formas de expressão artística. 

FOCO E ESCOPO

Perspectivas em Análise do Comportamento é uma revista semestral online, editada e financiada pelo Paradigma - Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. Editada desde 2010, seu objetivo é publicar artigos originais, relacionados ao behaviorismo radical e à análise do comportamento, com destaque para análises sobre o desenvolvimento histórico, filosófico, conceitual, metodológico, aplicado e tecnológico da área.

São aceitos para publicação estudos teóricos ou históricos, relato de pesquisa (básica ou aplicada), revisões da literatura (revisões sistemáticas e meta-análises), estudo de caso, resenhas, notas técnicas e traduções de textos clássicos da análise do comportamento.

A Perspectivas em Análise do Comportamento é uma revista de acesso aberto, portanto, não são cobradas taxas de submissão, publicação ou acesso aos artigos publicados. Os direitos autorais são regidos sob a licença Creative Commons NY-NC 2.0 BR (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/br/)

O objetivo da revista Perspectivas em Análise do Comportamento é tornar o conhecimento em análise do comportamento disponível, por livre acesso a pesquisadores, profissionais, professores, alunos e quaisquer outros leitores interessado nos desenvolvimentos dessa área de conhecimento.

*Observação: os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva dos autores e as opiniões e julgamentos neles emitidos não representam o posicionamento da Comissão Editorial.

POLÍTICAS DE SEÇÃO

Estudos teóricos ou históricos

Artigos de análise de construtos teóricos ou pesquisa de cunho histórico. A recomendação geral da revista para os manuscritos seja em torno de 30 páginas.

Relatos de pesquisa

Artigos de investigação baseada em dados empíricos, oriundos de pesquisa básica ou aplicada, utilizando a metodologia científica da análise do comportamento. A recomendação geral da revista para os manuscritos seja em torno de 30 páginas.

Revisões sistemáticas da literatura e meta-análises

Artigos em que se apresente análise abrangente da literatura pertinente a um tema de interesse da análise do comportamento identificando regularidades, lacunas, contradições ou inconsistências, com o objetivo de sugerir direções para pesquisas futuras em um dado tema de investigação. Como adotado por outras revistas, a Perspectivas em Análise do Comportamento recomenda que os autores desse tipo de artigo adotem as diretrizes do grupo PRISMA para revisões sistemáticas da literatura e meta-análises (http://www.prisma-statement.org). A recomendação geral da revista para os manuscritos seja em torno de 30 páginas.

Estudos de caso

Artigos que descrevam e avaliem intervenções profissionais realizadas sobre pessoas, grupos, instituições ou comunidades e que sejam de interesse para profissionais da análise do comportamento. Apesar do estudo de caso não exigir o mesmo grau de controle experimental de um relato de pesquisa aplicada, é importante que haja uma descrição detalhada dos procedimentos e resultados obtidos com a intervenção. Esse tipo de artigo tem limite sugerido de 20 páginas.

Resenhas

Avaliações críticas de obras de relevância para Análise do Comportamento. As obras avaliadas não necessariamente devem ser escritas por analistas do comportamento. Nesse caso, implicações para desenvolvimentos ou debates futuros da área devem ser apontados. Esse tipo de artigo está limitado a aproximadamente 5 páginas.

Nota técnica

Notas técnicas são descrições detalhadas de procedimentos, equipamentos, softwares, instrumentos ou quaisquer tecnologias potencialmente úteis aos analistas do comportamento.

Esse tipo de artigo está limitado a aproximadamente 20 páginas.

Traduções de textos clássicos da análise do comportamento

Com o objetivo de facilitar a disseminação dos estudos em análise do comportamento para leitores que não estão familiarizados com a língua inglesa, a Perspectivas em Análise do Comportamento publica textos clássicos da área. Ao submeter a tradução do texto, os tradutores devem anexar documentos referentes ao contato e autorização de tradução da revista na qual o estudo foi originalmente publicado. Não há limite de páginas para esse tipo de submissão.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Após ser submetido, o manuscrito será avaliado com relação à sua adequação às normas da revista e à política editorial. Caso haja algum desacordo, o artigo será rejeitado, a submissão será arquivada e os autores serão comunicados.

Se aprovada a submissão, o artigo será enviado a um dos editores associados que será responsável pela sua tramitação. O manuscrito passará pela revisão cega por pares (Double Blind Review) com o apoio de pelo menos dois avaliadores ad hoc.

Os avaliadores emitirão pareceres sobre o manuscrito avaliado, indicando a sua recomendação ao editor e sugestões aos autores (facultativo). Quando o editor associado receber o parecer dos avaliadores ad hoc ele emitirá uma decisão editorial. Os pareceres são instrumentos consultivos, sendo a decisão editorial uma atribuição exclusiva do editor associado ou editor-chefe da revista. A decisão editorial pode ser expressa do seguinte modo:

  1. a) Artigo aceito: O artigo será publicado na revista após os demais procedimentos editoriais necessários.
  2. b) Revisões requeridas: O artigo poderá ser aceito desde que seja revisado de acordo com as recomendações do editor e dos avaliadores.
  3. c) Ressubmeter para avaliação: O artigo poderá ser revisado de acordo com as recomendações do editor e dos avaliadores, mas depois de revisado passará por uma nova rodada de avaliação por pareceristas ad hoc.
  4. d) Artigo recusado: Quando o editor entender que as mudanças necessárias para o aceite do manuscrito forem muito extensas ou se houver outros motivos que o editor considere pertinente o manuscrito não será publicado pela revista.

Casos de desacordo ou controvérsias serão discutidos entre os autores e a equipe editorial em busca da resolução de eventuais conflitos. Nesses casos as diretrizes da Commitee of Publication Ethics (COPE) serão seguidas, mas a decisão final caberá à equipe editorial da revista.

Para obter informações sobre a formatação do artigo e a documentação a ser encaminhada, os autores devem acessar o documento disponível no link "Diretrizes para Autores".

CONDUTA EM RELAÇÃO AOS CASOS DE PLÁGIO

A cópia de um estudo ou parte dele, de outro autor ou mesmo de publicação própria, constitui caso de plágio. É responsabilidade dos autores garantir que não haja plágio nos seus artigos. A Perspectivas em Análise do Comportamento pode vir a utilizar softwares de detecção de plágio para avaliação prévia dos artigos submetidos. Em caso de identificação ou suspeita de plágio por qualquer meio serão seguidos os procedimentos propostos pelo Commitee of Publication Ethics (COPE -   Plagiarism Flowchart).

PERIODICIDADE

A Perspectivas em Análise do Comportamento é uma revista semestral. Os números são publicados em:

Número 1: Março-Agosto

Número 2: Setembro-Fevereiro

FORMATO DE PUBLICAÇÃO

A Perspectivas em Análise do Comportamento é publicada apenas on-line.

IBDS (INDEXADORES OU BASES DE DADOS)

  • Imbiomed
  • Index Copernicus Journals Master List
  • Latindex
  • Sumário de Revistas Brasileiras
  • PePSIC

 

ISSN: 2177-3548