Investigação de vieses de gênero para brinquedos em adultos de duas faixas etárias por meio do Implicit Relational Assessment Procedure (IRAP)

  • Renato Bortoloti
  • Bianca B. M. Pinho
  • Bruna S. Oliveira
  • Christopher D. P. Andrade
  • Larissa Pacífico
  • Edson M. Huziwara
Palavras-chave: IRAP, vieses de gênero, brinquedos, jovens, adultos

Resumo

 

 Brinquedos infantis são objetos amplamente disponíveis nas sociedades modernas. É geralmente reconhecido que existem diferenças relacionadas ao gênero nas preferências por brinquedos, embora a origem e o desenvolvimento dessa preferência constituam um tópico ainda controverso. Assumindo que a visão de adultos sobre o que é apropriado para cada gênero possa influenciar diferencialmente a preferência de crianças por brinquedos, este estudo exploratório investigou se existiriam diferenças nas direções e magnitudes de vieses de gênero para brinquedos em adultos de duas faixas etárias distintas por meio do Implicit Relational Assessment Procedure (IRAP). Um grupo de jovens entre 18 e 25 anos e um grupo de adultos entre 40 e 60 anos foram submetidos a um IRAP programado para investigar vieses acerca da adequação, para meninos e meninas, de brinquedos normalmente tipificados como “masculinos” ou “femininos”. O desempenho do grupo de pessoas mais velhas pareceu revelar que brinquedos tipificados como masculinos são adequados para meninos e inadequados para meninas. Além disso, o desempenho desse grupo também sugere que brinquedos tipificados como femininos são adequados para meninas e inadequados para meninos. Em contraste, o desempenho do grupo de pessoas mais jovens sugere apenas que brinquedos tipificados como masculinos são adequados para meninos e brinquedos tipificados como femininos são adequados para meninas; nenhuma inadequação de qualquer desses brinquedos para meninos ou meninas pôde ser inferida a partir dos dados produzidos por esse grupo. Discute-se que mensagens de movimentos sociais a que pessoas mais jovens são expostas com mais frequência podem ter contribuído para a diferença encontrada entre os participantes dos dois grupos pesquisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-04-08
Como Citar
Bortoloti, R., Pinho, B. B. M., Oliveira, B. S. ., Andrade, C. D. P. ., Pacífico, L. ., & Huziwara, E. M. . (2021). Investigação de vieses de gênero para brinquedos em adultos de duas faixas etárias por meio do Implicit Relational Assessment Procedure (IRAP). Perspectivas Em Análise Do Comportamento, 12(1). https://doi.org/10.18761/PAC.2021.v12.RFT.04