Comportamentos verbais do terapeuta no sistema multidimensional para a categorização de comportamentos na interação terapêutica (SiMCCIT)

Autores

  • Denis Zamignani
  • Sonia Beatriz Meyer

DOI:

https://doi.org/10.18761/perspectivas.v2i1.47

Resumo

 A interação terapêutica tem sido compreendida como um dos principais fatores de mudança na psicoterapia. Sua investigação é denominada pesquisa de processo. Ela conta com o registro de sessões em áudio e/ou vídeo para a categorização de comportamentos e a análise posterior de padrões de interação. O presente trabalho teve como objetivo a apresentação de parte do Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica (SiMCCIT) e da avaliação da concordância entre observadores ao utilizá-lo. A partir de uma análise sistemática da literatura referente à classificação de comportamentos verbais vocais, constatou-se que os sistemas de categorias já existentes não eram satisfatórios para o estudo da terapia analítico-comportamental, exigindo a construção de um novo sistema. Desenvolveu-se então o Sistema de Categorização de Comportamentos Verbais do Terapeuta, composto por 16 categorias, nove delas referentes a comportamento verbal vocal, quatro a comportamento verbal não vocal e três categorias residuais. Elaborou-se ainda um treino padronizado para observadores, cuja aplicação a um participante produziu índices de concordância Kappa satisfatórios (0.67 e 0.84). São discutidas as implicações do uso do sistema para a pesquisa de processo em terapia analítico-comportamental e em outras modalidades terapêuticas em suas diferentes etapas, assim como a possibilidade de uso do instrumento e do software de treino para o ensino de habilidades terapêuticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23-08-2017

Como Citar

Zamignani, D., & Meyer, S. B. (2017). Comportamentos verbais do terapeuta no sistema multidimensional para a categorização de comportamentos na interação terapêutica (SiMCCIT). Perspectivas Em Análise Do Comportamento, 2(1), 25–45. https://doi.org/10.18761/perspectivas.v2i1.47

Edição

Seção

Artigos